Comunicação interna nas empresas é um quebra-cabeça cujas peças mudam na mesma medida do crescimento.
Além disso, fatores externos contribuem para essas mudanças, por exemplo a COVID-19.
Isso já é desafio suficiente para qualquer gestor de pessoas, mas piora quando a comunicação falha em manter os 3 princípios da super comunicação.
Mas espera, o que é super comunicação?
Fique tranquilo, neste artigo vou te mostrar o que faz uma comunicação ganhar o status de "super comunicação" e como isso pode aumentar em 7x o alcance e engajamento da sua comunicação interna.
Então, continue comigo.
Antes dos desafios, deixa eu te contar como descobrir o poder da super comunicação interna...
Trabalho com comunicação interna, marketing e endomarketing há quase 3 anos. Neste período, conversei com dezenas de profissionais da área.
Além disso, ajudei a construir uma comunidade de endomarketing no WhatApp com mais de 150 membros.
Em todas as conversas sobre os desafios da área, esses 2 temas são sempre recorrentes:
Primeiro, essa é minha definição de engajamento:
"Um compromisso emocional do colaborador para com a empresa e seus objetivos"
Na verdade, essa frase é de Kevin Kruse, autor do livro "Employer Engagement 3.0.
Gosto da ideia de engajamento como um emoção, pois ela oferece uma conexão mais profunda com o colaborador.
Isso porque, compromisso emocional é superior ao compromisso de trabalhar para sobreviver.
Perceba, escrevo "superior" ao invés de "substituto" , pois o instituto de sobrevivência, ou seja, trabalhar para sobreviver, continuará predominando nossa relação com o trabalho (pelo menos por hora).
Afinal, quando aceitamos uma proposta de trabalho queremos ter o que comer e vestir no final do dia.
Agora, qual é o segredo para engajar colaboradores?
Claro, todos gostariam de ter essa resposta.
E não faltam instituições respeitadas estudando o assunto, como o Instituto Gullup.
Por exemplo, o Gullup considera 5 elementos responsáveis pelo engajamento:
Porém, aqui na Peoplefy desenvolvemos nossos próprios princípios após alcançar a marca de 60 mil colaboradores engajados por meio da nossa empresa mãe, a https://simbiox.com.br/ .
Chamamos esses princípios de método CAOS.
São eles:
Ficou interessado? Então, confira nosso e-book exclusivo e descubra como usar o método CAOS para aumentar o engajamento dos seus colaboradores.
Dito isto, vamos ao segundo desafio:
Chegamos a parte principal do texto, isso porque engajamento está diretamente ligado ao número de pessoas com acesso à comunicação interna. Explico:
Comunicação interna é pré-requisito para conquistar colaboradores engajados, pois é o meio para transmitir a mensagem, cultura e objetivos da empresa ao colaborador.
Logo, comunicação interna eficiente é sua melhor amiga para conquistar um time engajado.
Mas, o que é comunicação interna eficiente?
Por aqui, gostamos de chamar comunicação eficiente de Super Comunicação , pois ela possui os 3 elementos de uma comunicação eficiente:
Veja como cada elemento funciona:
Para adicionar relevância a sua comunicação você precisa conhecer o desejo dos colaboradores.
Afinal, como em um consulta, o médico precisa diagnosticar sua doença antes de prescrever medicamentos.
Então, relevância é o primeiro elemento para fazer sua comunicação alcançar mais colaboradores. Agora, como criar relevância para sua comunicação interna?
Comece por pesquisas para descobrir o interesse dos colaboradores e use isso para construir um relacionamento de troca.
Sim, medir resultados vai transformar sua comunicação comum em super comunicação interna .
Aqui, o princípio é simples: sem medir é impossível corrigir.
Isto é, é como tentar acertar o alvo com os olhos vendados.
Em outras palavras: se você desejar aumentar o alcance da sua comunicação interna, comece medindo o alcance atual.
Quer saber como? Fique até o final, pois mostraremos uma forma fácil e grátis de medir os resultados da sua comunicação interna,
A super comunicação interna também é multicanal, ou seja, o colaborador recebe a comunicação no canal de sua preferência.
Pense nisso: nem todos colaboradores vão usar o mesmo canal para se manter atualizado com as informações da empresa.
Na prática, comunicação multicanal significa multiplicar os canais de acesso à informação da sua empresa.
Isto é, fazer a sua mensagem atingir vários canais em simultâneo, como: e-mail, Intranet, Teams, Slack, Discord.
Acredite, essa estratégia foi responsável por aumentar 7x o alcance da comunicação aqui na SimbioX.
Combinar os 3 elementos da super comunicação (relevante, mensurável e multicanal) é mais fácil do que você imagina.
Mas, isso não substitui uma boa estratégia de comunicação. Entretanto, usando a ferramenta certa, sua empresa será capaz de se comunicar com mais eficiência.
Estou falando do Peoplefy GO , sua nova plataforma de relacionamento com colaboradores que automatiza o envio de notícias, comunicados e informações internas para WhatsApp, Slack, Teams e e-mail.
Com o Peoplefy GO, você mede a eficiência de cada comunicado e descobre quantas pessoas abriram e clicaram.
E o melhor, você pode experimentar o Peoplefy GO 100% Grátis. Que tal ganhar o poder da super comunicação?
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